quinta-feira, 14 de julho de 2011

DJ de todos os ritmos

Fonte: Site Agora Cabo Frio
Natural do Rio de Janeiro, ele nasceu Nicolai Lambru Ribeiro, mas aos 16 anos iniciou sua transformação em DJ Xampu, ao se formar pela Memix DJ School, escola dirigida, em 1992, por Marcello Mansur, o Memê. “Ser aluno do Memê era o sonho de qualquer um que queria se DJ na época, e fui um dos poucos a ter esse privilégio” – comemora ele, que até hoje guarda, como recordação, a foto da formatura e o certificado com a assinatura do mestre, e lembra que, apesar do nome, não é DJ de funk.
- O nome Xampu me foi dado por um amigo, na época da novela Despedida de Solteiro. Embora muitos achem que, com este nome, eu seja DJ de funk, na verdade minha praia é outra. Eu até toco funk quando precisa. Em festas e eventos, por exemplo, é preciso saber tocar de tudo um pouco, até axé. Mas o que eu curto, mesmo, é um bom electro e um house em todas as suas vertentes – explica Xampu, que devido a esta versatilidade, é conhecido como o DJ de todos os ritmos.
Após formado pela Memix, veio o convite para ser professor na DJs Course, da extinta empresa Áudio Lights. E, logo em seguida, surgiu a primeira oportunidade para trabalhar como DJ profissional. O lugar, uma das mais importantes boates do Rio de Janeiro nos anos 90, localizada na torre do Rio Sul: Maxim’s Disco Bar, a filial brasileira da Maxim’s de Paris, de propriedade do não menos famoso Pierre Cardin. Com o fim da Maxim’s, Xampu foi convidado para animar o verão da extinta boate Le Club, na Rua das Pedras, em Armação dos Búzios. E a partir daí assumiu a boate Le Pachá Disco, na Praia da Ferradura, como residente.
- Foram duas experiências fantásticas na minha carreira. Poucos DJs iniciantes conseguem espaço para trabalhar em casas noturnas badaladas como a Maxim’s, no Rio, e a Le Club e Le Pacha, em Búzios, que eram as top de linha nos anos 90 –explica ele, que em 2003 inaugurou a R-2 UP Night Club, em Saquarema, e três anos depois assumiu o Buteko Mix, em Araruama, onde foi residente até o fechamento, em 2007. De lá para cá também agitou a pista do Biroska Chic (Praia do Forte, em Cabo Frio), do Bargunça (Cabo Frio Leste Shopping), do Reçaka Varanda's Club (Boulevard Canal / Cabo Frio), do Pastis Cocktail Club (Portinho / Cabo Frio), do Pier 9 (Rua das Pedras / Búzios), entre outros.
Apesar do currículo como DJ de bares e boates, Xampu confessa: não abre mão de se apresentar em festas e eventos. “A pista de uma boate é completamente diferente da pista de uma festa ou de um evento. E poucos DJs conseguem se adequar tão bem a ambientes tão distintos. Para mim é um aprendizado, e não abro mão disso” – revela ele, que também já comandou a pista na Tenda Mix do Encontro de Motos de Cabo Frio, e desde 2009 é o DJ do Búzios Cine Festival.